A OVARELELANA-AFOC é uma organização não governamental de base comunitária de nível nacional, não religiosa, apartidária e sem fins lucrativos, criada em 2010, com sede na cidade de Nampula.
Implementa diversos projectos na zona norte de Moçambique, nas áreas de Educação, Saúde, Agro-pecuária, Meio Ambiente, entre outras.
Possui vasta experiência em consultoria e implementação nas áreas de fortalecimento económico (PCR), Água e Saneamento, Nutrição, Agricultura, HIV, incluindo apoio a Crianças Órfãs e Vulneráveis (COVs).
Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais através do fortalecimento do capital humano, promoção do uso de tecnologias apropriadas de produção e processamento agrícola, nutrição, atenção integrada às doenças endémicas, HIV-SIDA, malária e erradicação do analfabetismo.
Servir os indivíduos e as famílias nas comunidades rurais ou urbanas do país, buscando reforço na diversidade, recursos e experiências globais, promovendo sustentabilidade e consolidação na busca de soluções inovadoras e mudanças duradouras.
Sonhamos por comunidades autogeridas, participando na redução da pobreza e na tomada de decisão, com tolerância e justiça social onde as pessoas vivem em dignidade e segurança e a pobreza seja ultrapassada.
Cidadania e participação Cívica, Respeito pelos direitos humanos, Dignidade do jovem rural, Equidade e igualdade de géneros, Compromisso com o meio ambiente e as comunidades, Valorização da diversidade cultural, Solidariedade, voluntariado e activismo.
A OVARELELANA é constituída pelos seguintes órgãos directivos: